Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2010

Palpitando...

Entre meus palpites e minhas palpitações para 2010 muitos sentimentos andam mudando dentro de mim... E, uma dessas maiores transformaçoes, resultado já comprovado de um ano de terapia é a retomada do prazer na minha profissão... Entre desprestigios e falta de reconhecimento financeiro, mexemos com sonhos... Nossas indagações reverberam em consciências humanas... Nossos questionamentos liberam ansiedade, impaciência juvenil mas sobretudo uma abertura de horizontes ainda nao calculada.. Para nós, professores e para eles. Assim, em meio ao esforço necessário e todo o meu processo reconstrutivo de alma resolvi dedicar um espaço a eles... Em especial aos meus "fofinhos vestibulandos" (rsrsrs) porque suas angústias estão mais latentes para este ano... E a pressão pela decisão mais perto também...
Se passamos a maior parte de nossa existência trabalhando, (perfeitamente questionável quanto ao valor disso mas a nossa concretude de fato) que isso seja uma forma alegre, responsavel e divertida de alimentar e incentivar a busca desses ideais coloridos!!!

"... Quero fazer jornalismo... por gostar de escrever e gostar da profissão, redações..."

"...Quero seguir carreira militar como cadete, tenente capitão..."

"...Ainda não tenho certeza de qual carreira seguir... mas vejo em Direito uma oportunidade de ajudar o próximo..."

"...quero aprender as leis do país, porque penso num país melhor, com mais justiça e dignidade..."

"...Quero fazer engenharia civil porque tenho um sonho de construir uma estrada que ligue o Brasil inteiro..."

"...Tenho paixao pela profissao de juíz..."

"... Engenharia mecânica porque eu já estou no mercado de trabalho fazendo projetos..."

"...Direito.. o interesse veio por meio de meu pai..."

"...Arquitetura... designer e construções diferentes com criatividade.."

"...Informática... gosto muito de computador, montar e desmontar peças, experimentar programas novos..."

"...Direito.. quero ser delegado de polícia... fazer concurso..."

"...Arquitetura.. gosto dos projetos até decoração..."

"...Administração.. área bem abrangente que eu viso dominar e trabalhar de preferência numa multinacional..."

"...Marinha... estabilidade financeira..."

"...Jornalismo... adoro relatar e observar qualquer fato que aconteça... alem do meu sonho de apresentar o Jornal Nacional..."

"....Educação Física... sempre me interessei com o corpo e com o esporte... assim que terminar irei me aprofundar na dança  e fazer a faculdade..."

"...Engenharia Mecânica ... meu curso técnico..."

"...Direito... a pessoa precisa mandar pra resolver uma causa..."

"...Ainda não sei... Veterinária... Artes Cênicas..."

"...Publicidade Propaganda... Porque eu sempre gostei de trabalhos criativos, de fazer projetos originais e de fazer com que os outros possam interpreta-los com suas visões..."

"...Biologia... adoro tudo relacionado ao corpo humano, ao meio ambiente..."

".... nao penso em dinheiro e nem em status, quero fazer aquilo que me dá prazer já que vou fazer isso pro resto da minha vida..."

"... Psicologia... sonho é uma coisa que se você se dedicar a ele pode se tornar realidade..."

Me lembro perfeitamente do meu vestibular.. Eu era a única pessoa delirante que queria fazer "Historia ou Geografia" porque acreditava que as pessoas que faziam carreiras de humanas sabiam conversar sobre todos os assuntos.. E eu só queria ser alguém que sabia conversar... Me encontrei, por sorte ou destino sei la.. Ou quem sabe por covardia de voltar atrás... Hoje faria cinema... Amei a universidade que escolhi (a UFF com a melhor vista do Rio de janeiro), na carreira que segui ( por me apaixonar pelo que eu estudava e poder filosofar sobre isso), por ter viajado o Brasil inteiro ( a surpresa inesperada e adorada!) e por de alguma forma contribuir com a sociedade... Mas esses eram os meus sonhos... E os seus? É importante sonhar... Sonhar com metas, com esforço e prática... Mas que sejam os seus reais sonhos... nao so de ninguem... 
Escolham com amor... Escolham com a mente, com o coração. É um passo importante para a sua vida. As carreiras também estão muito alem do que se possam imaginar... Escolham individualmente e coletivamente... Mas nao se esqueçam, caso errem nunca é tarde pra recomeçar. 

Então, essa música é um presente meu para reflexão dos meus queridos alunos...

"Sonho de uma flauta - O TEATRO MÀGICO"
Nem toda palavra é

Aquilo que o dicionário diz

Nem todo pedaço de pedra

Se parece com tijolo ou com pedra de giz



Avião parece passarinho

Que não sabe bater asa

Passarinho voando longe

Parece borboleta que fugiu de casa

Borboleta parece flor

Que o vento tirou pra dançar

Flor parece a gente

Pois somos semente do que ainda virá






A gente parece formiga

Lá de cima do avião

O céu parece um chão de areia

Parece descanso pra minha oração






A nuvem parece fumaça

Tem gente que acha que ela é algodão

Algodão as vezes é doce

Mas as vezes né doce não






Sonho parece verdade

Quando a gente esquece de acordar

O dia parece metade

Quando a gente acorda e esquece de levantar

 
Hum... E o mundo é perfeito

Hum... E o mundo é perfeito

E o mundo é perfeito






Eu não pareço meu pai

Nem pareço com meu irmão

Sei que toda mãe é santa

Sei que incerteza traz inspiração




Tem beijo que parece mordida
Tem mordida que parece carinho

Tem carinho que parece briga

Tem briga que aparece pra trazer sorriso


Tem riso que parece choro
Tem choro que é por alegria

Tem dia que parece noite

E a tristeza parece poesia





Tem motivo pra viver de novo

Tem o novo que quer ter motivo

Tem aquele que parece feio

Mas o Coração diz que é o mais Bonito



Descobrir o verdadeiro sentido das coisas

É querer saber demais

Querer saber demais



Sonho parece verdade

Quando a gente esquece de acordar

O dia parece metade

Quando a gente acorda e esquece de levantar



Mas sonho parece verdade

Quando a gente esquece de acordar

E o dia parece metade

Quando a gente acorda e esquece de levantar


E o mundo é perfeito

E o mundo é perfeito

E o mundo é perfeito...




2 comentários:

  1. Gostei do texto muito bom!Posso levar para meus alunos?Beijão.Galdino.

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode né? Vou adorar saber a opinião de outros alunos diferente dos meus..

    ResponderExcluir