Powered By Blogger

terça-feira, 9 de março de 2010

O depoimento vestibulando e profissional da Mariposa

Esse depoimento é pra estimular todos aqueles que se sentem pressionados a escolher quando não queriam e ao mesmo tempo sem tanta satisfação em uma escolha que se julga definitiva. Nada é definitivo! Nunca é tarde pra movimentar de novo sua rota da vida e caminhar para outros cantos. Vá em busca de seus sonhos.

Um belo depoimento da Mariposa... rsrsrs..

Obrigada, Mary.

3º ano do segundo grau, que época difícil.. Época de decidir qual carreira seguir, qual que se identifica com suas características, com seus sonhos e talentos.. Época de também lidar com a ansiedade dos pais, sempre afoitos a "palpitar" nas escolhas dos filhos.. Nesta época meu interesse era por arte.. Queria fazer arquitetura por adorar ler revistas de decoração e ficar apaixonada por cada casa com estilo arquitetônico diferente.. Nesta época fazia curso de desenho e gostaria de ter um atelier.. enfim, meu lado artístico e sensível já estava aparecendo.. Fiz vestibular para arquitetura.. Passei para a segunda fase da UFF, mas me surpreendi com a reprovação na prova específica da UFRJ, de desenho.. Pensei: acho q não dou p isso.. rs.. Foi nesta época que passei para a faculdade de engenharia têxtil no Senai CEtiqt, uma prova que fiz só para testar minhas habilidades no vestibular.. Então fui p lá, já que havia decidido não fazer mais arquitetura ou desenho industrial, pq o que queria mesmo não era planejar projetose plantas de casas e sim fazer mosaico, ter um atelier, sei lá, gostava de trabalhos manuais.. Então me vi perdida e com uma faculdade de engenharia têxtil pela frente, que resolvi fazer até me decidir pelo que queria da vida..

Foi aí que, após ter passado um tempo lá no Cetiqt, descobri um talento, um desejo diferente daquilo.. Fazia aula de dança de salão no Jaime Arôxa e ficava lá todos os dias da semana á noite e só pensava em dançar.. Resolvi fazer Fisioterapia pq também na época tratava minha escoliose com RPG e achei bem bacana a profissão.. Também gostava de ir ao Mundo verde e entendia sobre shiatsu e terapias oreintais mesmo sem ter estudado..

Resolvi estudar fisioterapia.. Tinha tudo a ver comigo.. E realmente tinha, uma profissão encantadora, que me apaixonei..

Mas de fato é louco termos que escolher o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas com 18, 19 anos..

E mais.. Também mudamos durante a vida e também temos diferentes talentos e anseios..

Outro dia ouvi a história de uma filha de cantores líricos (a mãe era e o pai, apesar de ser funcionário público de um banco, tinha uma voz linda e também cantava como hobby). Pois hj essa menina mora no interior, na mesma cidade que o pai e escolheu não se dedicar ao seu talento.. Diz que é mais feliz lá, tendo uma vida mais tranquila, vendendo sapatos e casada com um cantor.. Que coisa, um talento desperdiçado? sim, mas foi a escolha dela..

E de tantas histórias diferentes, chego a uma conclusão: a única escolha certa é ser feliz, por mais bizarra que possa parecer sua escolha.. Um casal resolveu que amava o mar e resolveram embarcar co toda a família num barco e conhecer o mundo.. Se essa for sua escolha, não tenha medo de mudar..

Não foi fácil para mim mudar mais uma vez.. Mas cheguei á conclusão que não seria feliz sendo fisioterapeuta e dedicando meu tempo a isso somente(sim, pq se já é difícil ter tempo hj, que só trabalho, imagina com filhos, que desejo te-los um dia..). Decidi então fazer concurso público e ter segurança de um emprego que só me ocupa 8 hs do dia e poder voltar a dançar, (que gosto mais do que trabalhar com qq outra coisa), e me edicar à arte, pois este é meu verdadeiro eu.. sem a arte a vida fica sem graça para mim..

Um comentário:

  1. mto complicada a escolha de uma profissão e além do mais o medo de errar e não poder voltar atras

    ResponderExcluir