Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A lista do mocinho

Continuando a fase das listas.. Essa é a lista inclusive que me deu a idéia de começar a divulgar listas de queridos. Pois bem, o mocinho já era querido, desde os tempos de UFF e hoje, ainda mais presente, e ainda mais querido!


Vamos lá: (segundo palavras dele)


"Você viveu ontem parte da história do Flamengo e momentos como estes são absolutamente inesquecíveis!! Desde sua mensagem, fiz um exercício de memória, buscando meus mais marcantes momentos no palco sagrado do Maracanã e daí acabei  fazendo minha listinha de 10 mais. Jogos foram muitos e reduzir 23 anos de arquibancada a 10 míseros momentos  foi  uma tarefa ingrata. Mas vamos lá. Por ordem cronológica:


 1° Flamengo 4 x 1 Fluminense/Taça Guanabara de 1986 – O célebre Fla-Flu do “Zico Bichado”. Minha estréia no Maracanã... Diante das notícias de que Zico estava incapacitado para o futebol por conta de seu joelho e de que este poderia  ser o  último clássico de sua vida, eu perturbei tanto o juízo de meu avô que ele se convenceu de me levar ao jogo. Antes, carnaval da torcida tricolor, que não perdoou o momento do galinho, bradando aos berros o cruel grito de “Bichado!!”. começada a partida, um gol de Bebeto e três gols do Galinho. Ao final, só restou ironia à nação, que devolveu o grito de “Bichado!!” enlouquecidamente. Aos 7 aninhos de idade, melhor estréia impossível..
http://www.youtube.com/watch?v=frhaJ4iB1wQ


 2º Flamengo 1 x 0 Internacional/Final do Campeonato Brasileiro de 1987 – O dilúvio bíblico que caiu sobre o Rio de Janeiro não impediu que eu e meu avô assistíssemos ao tetra do mengão. Jogo amarrado, onde os gaúchos caçaram Zico, Bebeto e Renato Gaúcho o tempo inteiro, foi decidido em uma jogada que passou nos pés de quase toda a equipe até Andrade enfiar em profundidade pra Bebeto dividir com Taffarel e marcar o gol do título...
 http://www.youtube.com/watch?v=7ZrvtlDcegY


 3º Brasil 2 x 0 Argentina/Semifinal da Copa América de 1989 – Ídolos, eu tive e tenho muitos, mas heróis, eu tive apenas 2: Zico e Maradona... Em 1989, já havia visto muitas vezes o Galinho no Maracanã, mas Maradona, apenas pela televisão. Quando foi definido o confronto entre Brasil e Argentina pelas semifinais da Copa América 89, a única coisa que eu pensava era em assistir Don Diego ao vivo. Naquele momento, a seleção comandada pelos talentos de Bebeto e Romário estava em segundo plano e mesmo a Argentina não tendo um grande time, ver o Maradona carregar sua equipe nas costas foi um sonho. Como o de um garoto que ganhasse a chance de fazer um vôo com Super-Homem. Naquela noite Bebeto havia feito um gol de antologia, mas por mais lindo e importante que tenha sido, não teve grande importância para mim...
 http://www.youtube.com/watch?v=VbFGVjnwYYM&feature=related


 4 º Flamengo 2 x 0 Vasco/Campeonato Brasileiro de 1989 – Primeiro jogo de Bebeto, o antigo xodó da nação, contra o Flamengo. Transferência polêmica e traumática, pela primeira vez na história do futebol brasileiro um craque decidia jogar no maior rival de seu antigo clube por conta de uma melhor proposta financeira. Na época, foi um escândalo e o Flamengo foi para o jogo mordido, empurrado pela nação em fúria. Em campo, Bujica saía da vida para entrar na história...
 http://www.youtube.com/watch?v=55dwQSZsmoo


 5º Flamengo 2 x 0 Vasco/Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1992 – O Vasco chegava para a partida contra o Flamengo como franco favorito. Enquanto a portuguesada havia conseguido sua classificação com folga, o Flamengo chegava para o confronto aos trancos e barrancos, conseguindo sua classificação por conta de uma milagrosa combinação de resultados. No primeiro jogo, uma verdadeira batalha campal terminada em empate. No segundo e decisivo jogo, na hora do “vamos ver”, nosso maestro Junior não deixou pedra sobre pedra...
http://www.youtube.com/watch?v=Kv58HvC4uqU


 6º Flamengo 3 x 0 Botafogo/Final do Campeonato Brasileiro de 1992 – Depois de mandar a bacalhoada de volta pra Noruega, chegou a vez de encararmos o Botafogo, o time que havia e classificado em primeiro lugar na primeira fase. Mal acostumados e recalcados, a turma do chororô passou a semana inteira prometendo goleadas e esculachos. Começada a partida, em menos de 30 minutos o esquadrão rubro-negro já havia feito 3 gols, sacramentando o placar final e abrindo caminho para o penta... http://www.youtube.com/watch?v=ehTI0bPAgpE


 7º Flamengo 3 x 2 Botafogo/Final da Taça Guanabara de 1995 – Naquele ano Túlio Maravilha vivia seu auge e era o jogador do momento no Brasil. Cheio de promessas e fanfarronices, o folclórico atacante se esqueceu que do outro lado jogava um dos maiores craques da história do futebol. Com três gols, Romário calou o lado feio do Maraca e deu o título do primeiro turno ao Flamengo...
 http://www.youtube.com/watch?v=fgL72JwpR2U


 8º Flamengo 4 x 3 Palmeiras/Final da Copa Mercosul de 1999 – Uma final de campeonato com 7 gols é algo marcante e atípico. Quando nessa final seu time claramente inferior se supera e enfrenta e vence o atual campeão da Libertadores jogando de igual pra igual, esta final se torna um momento para se guardar eternamente na memória...
 http://www.youtube.com/watch?v=4lMZthfSd_I


 9º Flamengo 3 x 1 Vasco/Final do Campeonato Carioca de 2001 – Acho que o gol de falta do Pet na carece explicação, não é? Um dos maiores jogos em toda a história do futebol brasileiro...
 http://www.youtube.com/watch?v=Wggkya4V09w


10º Flamengo 2 x 1 Grêmio/Última rodada do Campeonato Brasileiro de> 2009 – O jogo do hexa!! Jogo nervoso, mal jogado, amarrado e emocionante. A minha maior emoção em um estádio de futebol. Depois de 17 anos engasgado, pudemos gritar “Hexacampeão!!”...
http://www.youtube.com/watch?v=0NCeg4Uxab8  "


Pois bem, os meus PS(S):


ps1: Maradona heroi mocinho? naooooooo! Só admiração pelo talento.
ps2: Estive em três dos seus top 10...
ps3: Chorei no Hexa!!!!!
ps4: na minha lista só entra sem ser Flamengo o ultimo jogo das eliminatorias da Copa de 2004 com aqueles golaços antológicos de Romário.
ps5: Nao vou divulgar qual mas um dos mais marcantes meu foi muito triste.. hunf...

Um comentário:

  1. mocinho do blog ao lado7 de fevereiro de 2010 às 13:10

    Como diria o Rei: "São tantas emoções...";)

    ResponderExcluir