Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

Bruschetteria e Vintage Cupcakes

Tempinho frio pra mim combina com pensamento guloso. A novidade e o boom do verão foi o sorvete 0% de gordura de iogurte. 



E o inverno? Já elegi minhas novas tentações: Bruschettas e Cupcakes.


Esta saborosa iguaria italiana, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.
Um artigo de um super gourmet me contou que o termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.
A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
Descobri a Bruschetteria numa indicação de revista. O wikipedia me contou que Bruschetta é um aperitivo da Itália central que existe desde o século XV. Como eu só descobri agora??????  E, aí, a novidade gastronômica  é a lanchonete especializada em Bruschettas. Super recomendada! Já aprovei. O grande toque brasileiro é a diversidade dos sabores. Adorei a de gorgonzola com mel.
 

E de sobremesa? Cupcakes!!!!!!!!!
Tinha aversão aos bolinhos por achar demasiadamente americanizado... ( a minha velha arrogância né...rsrs) mas enfim, me rendi!!!!!! Aiiiiiiiiii é bom demais! Quiosques estão se espalhando pelo Rio e vem sendo dificil estar perto e resistir. Comi um maravilhoso: Macadâmia nut: bolo de baunilha com pedaços de chocolate branco e macadâmia coberto por uma ganache de chocolate branco. Bem, momento gulodice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário