Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sophie Calle - "Cuide de você"

Sophie,

Há algum tempo venho querendo lhe escrever e responder ao seu último email. Ao mesmo tempo, me pareceria melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer de viva voz. Mas pelo menos será por escrito.
Como você pôde ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra a qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante para tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a "quarta". Eu mantive o meu compromisso: há meses deixei de ver as "outras", não achando obviamente um meio de vê-las, sem fazer de você uma delas. Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e, sem dúvida, de ser simplesmente feliz e "generoso", se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamais tive, você sabe disso. Achei que a escrita seria um remédio, que meu "desassossego" se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou pior ainda; não tenho condições sequer de lhe explicar o estado em que me encontro. Então, esta semana, comecei a procurar as "outras"; E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando. Jamais menti para você e não é agora que vou começar.
Houve uma outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes, seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta (já que você ainda vê B, R...) e compreensível (obviamente...); com isso, jamais poderia me tornar seu amigo.
Mas hoje, você pode avaliar a importância da minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante da sua vontade, pois deixar de ver você e de falar com você, de apreender o seu olhar sobre as coisas e os seres e a doçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita.
Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá. Mas hoje, seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter se tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e permanecerá único.
Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.
Cuide de você.
X.

Desde que tomei conhecimento da existência de Sophie Calle, através de uma reportagem da revista Bravo!, ela me despertou um enorme interesse. Admirei imensamente um perfil de mulher, que indiscutivelmente, sabia lidar com questões complexas através de práticas bastante objetivas. Sem dúvida, posturas que não foram óbvias e muito menos deixaram de gerar inquietude e até uma perplexidade misturada com fascinação, declarada por muitas pessoas. E, agora,inclusive por mim.  
Sophie Calle,conceituada escritora francesa,ficou conhecida internacionalmente por receber um "fora" do então namorado e também escritor Grégoire Bouillier através de um email.E, para minha surpresa, na trajetória da vida, situação virtual semelhante também passou a fazer parte da minha experiência. Eis que a minha curiosidade acerca da vivência pessoal e artística pela obra e as propostas de Sophie só cresceu como uma grande explosão cósmica.
Desde o ocorrido, Sophie se calou, se concentrou nela. Virou assunto da mídia mas calada ela permaneceu. Dois anos após o ocorrido, lá estava ela convocando a imprensa para divulgar a sua nova criação artística: a exposição "Cuide de você". Sophie convidou 107 mulheres -de diversas ocupações, variadas profissões e tipos completamente diferentes - para que de uma forma inerentemente particular ao tomar contato com o teor deste específico email, elas se manifestassem livremente sobre o episódio. Assim, diante de um tema tão polêmico e rico em abrangência, com uma metodologia muitíssima original, surge uma exposição intrigante e que me fascinou. E para completar,a exposição está sendo exibida no MAM, um lugar que por si só consegue carregar um ar bucólico pela nuance da paisagem ao seu redor.Ainda que no lugar mais pleno de urbanidades do Rio de Janeiro. E a tarde perfeita surge saboreada e completada por uma boa companhia.
A exposição foi exibida pela primeira vez em 2007, na Bienal de Veneza, e passou ainda por Nova York antes de chegar ao Brasil. "Prenez soin de Vous" ou "Cuide de você",apesar de não ser inédita ao chegar aqui no país, deixou para nosso espaço um grande episódio desta onda: foi na festa literária de Paraty, em julho de 2009, que Sophie e Grégoire dividiram pela primeira vez uma mesa de debates sobre o assunto. Foi o primeiro reencontro dos dois para falar do tema desde o ocorrido. Segundo reportagens do jornal "Estado de São Paulo" à época,o desapego à privacidade de Sophie é tratado com naturalidade."Não é de minha vida que se trata, não sou o tema principal", afirma ela.
Em "Cuide de você", todas as mulheres falam, escrevem, cantam ou gritam o texto em sua própria língua e interpretam-no de maneiras diferentes. O "fora" ganha status dos mais diversos: do triste à ridicularização. E,para meu contentamento, cópias da carta podem ser levadas para casa. 
O tempo foi curto para me deliciar com a exposição, e definitivamente voltarei a revê-la não sei por quantas vezes. No entanto, adorado já foi esse dia. 
Não se deve perder tempo tentando entender o porquê das coisas. As perdas já são suficientemente óbvias para se criar mais uma. Otimizar o tempo, ou melhor, cada precioso momento, sempre, cuidando de você. Aprendendo a se bastar.
 Uma frase que li nos últimos tempos e forte ela entrou por meu interior:


"Fazer de si mesmo um ser insubstituível"
(Gide)


Natallye

4 comentários:

  1. oI nATY! fELIZ ANO NOVO! tB TENHO UM BLOG E, COMO PEDIU NO E-MAIL, AÍ VAI O NOME MUNDODEMAIA.BLOGSPOT.COM
    nÃO SABIA QUE sOPHIE E SEU EX SE REUNIRAM PARA DISCUTIR O OCORRIDO EM PUBLICO! sERÁ Q FOI TUDO UMA JOGADA DE MARKETING DESDE O INÍCIO??? (ELOCUBRAÇÕES DE UMA PUBLICITÁRIA RSRSRS)mAS O QUE MAIS GOSTEI DA INICIATIVA DELA FOI MESMO O ENFRENTAR DE FORMA MUITO PROVEITOSA TODO O ACONTECIMENTO. eLA NAO SE ISOLOU, ELA FOI CORAJOSA E AO CONTRÁRIO, NUNCA VI UM EXEMPLO TÃO FORTE DE APROVEITAR UM FATO DOLOROSO COMO FORMA DE ALAVANCAR RUMO AO SUCESSO. pALMAS!aDOREI :-D bEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com a possibilidade/probabilidade de um jogo de marketing, acho a pedida interessante. Essa FLIP deu o que falar, ainda mais com a presença de Chico Buarque autografando tb.

    Concordo com sua posição sobre Sophie.

    ResponderExcluir
  3. mocinho do blog ao lado29 de janeiro de 2010 às 16:38

    Acho que esta postagem é apenas para mocinhas, não é? rs

    ResponderExcluir
  4. esteja a vontade! afinal vc tb esteve lá...

    ResponderExcluir