Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

Passe um dia com você mesmo!



Lendo o texto de um amigo me deparei com a seguinte frase:


"Os momentos de solidão são bons para ouvirmos o silêncio que o barulho das coisas fazem."


E, mergulhando nessa sentença, é tão perceptível o quanto nós seres humanos temos tanta dificuldade em lidar com essa experiência, breve ou momentânea.


Eu, como pertencente a raça, sinto do mesmo, mas quando exijo que minha concentração mergulhe em meu interior, me esforço para apreciar estes momentos. E, definitivamente buscar o sentido prático de frases como essas. Entre tentativas múltiplas, descobri uma metodologia rápida, não tão duradoura mas suficiente para levantar meu astral e meu humor. Pratico o hábito de passar o dia comigo mesma. Pode soar banal, mas ter esses rituais periodicamente tem me trazido um conforto para vivenciar essas pitadas de solidão. Porque a pior solidão, que acredito ser a última de todas, é a solidão que se tem mesmo quando você por si só deveria bastar.
As circunstâncias e as experiências desse ritual são minhas. Que cada um construa a sua ou apenas se dê conta de alguma que já é tão especial.


Ponto de partida: desligue o celular. Se liberte dessa prótese tecnológica por este tempo escolhido.
Segundo: Escolha um lugar que concentre várias coisas prazerosas que se possa fazer e andando. As caminhadas são sempre um grande momento de viajar ou se concentrar nos pensamentos, em idéias.
Terceiro: Faça coisas que geralmente você faria com uma companhia. Vai descobrir o prazer de se libertar da necessidade de outro para encontrar graça ou valor.
Quarto: Se desprenda das horas, do relógio, do tempo se for possível. Tudo terá um valor ainda mais especial e não parecerá uma contagem regressiva.
Quinto: Escolha algo inusitado no meio da trajetória e que você considere completamente fora dos seus hábitos. Vai se surpreender com o sabor de coisas novas entrando por sua vida.
Sexto: Ao terminar a jornada, aprecie toda a caminhada e o resultado.


O meu roteiro de passar um dia comigo mesmo:
Deixo o carro em casa e vou de ônibus para o centro da cidade.
Vou a Livraria da Travessa e converso com meu grande colaborador Carlinhos sobre títulos e sugestões de livros. Fico lendo as orelhas de vários e se puder compro algum.
Depois vou almoçar no Delírio Tropical. Torço sempre para que tenha a salada "Rodrigo" e quiche de tomate seco. Dali, um pulinho na Colombo para tomar o melhor capuccino do mundo!
Dou uma paquerada nas vitrines, nos sebos e nos cds. Geralmente da Gonçalves Dias, passando pela RUa do Ouvidor, indo em direção a Primeiro de março.
Vou para o CCBB. Pego o folder da programação e fico uma meia hora lendo cada vírgula no saguão sentada nos degraus. Amo ver o movimento das pessoas ali. É um lugar de paz no meio do centro do Rio agitado.
Vejo a exposição do momento e dou um pulinho na biblioteca no quinto andar que adoro. (Geralmente encontro Skylab estudando por lá... ) Faz parte do roteiro do CCBB encontrar o Skylab.. rsrsrs.
Estendo meu passeio ao Centro Cultural dos Correios e Casa-França Brasil.
Tomo outro capuccino no fim da tarde no café do CCBB, geralmente ouvindo o piano com Bossa Nova lá tocado.
Se tiver algum video interessante, ou palestra ou evento no próprio CCBB, por lá fico.


E, sem celular, o dia se foi sorrindo. Pra mim.


PS: adoraria comentários com sugestões sobre "Dias com você mesmo".
PS2: antigamente terminaria com o filme no cinema do Paço. Mas tiraram ele de nós.. Deixo então o meu protesto!!!
ps3: A foto é em homenagem a Juca. Um vira-latas super educado que costuma passar varios dias com ele mesmo.

Um comentário:

  1. mocinho do blog ao lado29 de janeiro de 2010 às 16:36

    Minha sugestão vai para o meu já clássico e essencial passeio pelas ruas do centro na madrugada do Rio de Janeiro...

    Beijos

    ResponderExcluir