Powered By Blogger

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A bebida dos monges

Capuccino é o meu fetiche alimentar. Gosto de apreciá-lo com diversos sentidos, não só o paladar. O cheiro com sua peculiaridade aromática que é doce e intensa. A visão daquela fumaça pairando no ar pode me trazer o prazer de antemão assim como apontar a abstinência. E se esta for encontrada, logo deve ser resolvida!
Com o Capuccino descobri que gosto de experimentar o novo e compartilhar o que considero estimável. Aprecio intensamente encontrar um lugar novo que me ofereça a oportunidade de uma nova receita a ser degustada. No entanto, o "hábito-hobby" - assim o considero - me deixou com mania de critérios... Para o meu apreço, rigorosos e condicionais, mas para as preferências gerais da nação, rsrsrs, perfeitamente questionáveis.
A wikipédia me contou que o capuccino é uma bebida italiana que ao ser preparada é percentualmente calculada. Os ingredientes café, leite e leite vaporizado compõe um capuccino clássico e matemático. A origem do nome capuccino vem de "capuccio" que deriva de capuz (do latim cappa), numa alusão à cor dos trajes dos monges franciscanos que se assemelhavam com a cor da bebida à época. O chocolate em pó e a canela, ingredientes quase unânimes para a preparação de um capuccino no Brasil são de nosso batismo. Assim, a wikipédia também me contou que minha paixão é pelo híbrido e que minhas exigências assassinam a tradição italiana.
Como se escolhe um capuccino por Naty
Critério número 1: Tem que estar FER-VEN-DO de queimar a língua!!!! Fetiche masoquista mesmo..rsrs. Se o pedido for de um gelado, claro que a questão muda.
Critério número 2: Sempre lanço a pergunta indispensável para o início de qualquer diálogo em que pretendo tomar um capuccino e dependo de alguém para fazê-lo: "Moço(a) o capuccino é com café expresso ou de pozinho pronto?" Se for a primeira opção desistência na hora... Se for a segunda um sorriso exclamando contentação e alívio. Para mim, capuccino italiano tradicional com expresso não comprova minha fascinação. O que me complica um pouco as coisas em se tratando de variedade em cafeterias...
Gosto de exercitar esse ritual sozinha assim como dividi-lo com um livro, com um ambiente aconchegante, com uma tarde chuvosa, com uma música sincera, com uma pessoa de diálogos instigantes, num momento pós-abraço com um amigo, num momento "pré-sessão" de cinema...
Como a relação é profunda, duradoura e constante, resolvi criar a minha lista, a minha classificação dos meus melhores capuccinos provados:
1 - O melhor de todos: Capuccino da Confeitaria Colombo. Rio de Janeiro -Tem que ter creme e ser GRANDE!
ps: Comprovado como o melhor inclusive por outras regiões e nacionalidades... Sem italianos...
2 - Capuccino do Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
ps: Tomar um capuccino excelente num lugar agradável ao som de um piano com bossa nova ou música clássica é um evento lendário. Ainda mais se for em ótima companhia.
3- Capuccino do café da barca - Rio de Janeiro rumo a Niterói ou vice-versa.
ps: Para apreciar a vista da Baía de Guanabara com doçura. Barato e delicioso.
4 - Capuccino três corações instantâneo à venda nos supermercados.
ps: Perfeito naqueles dias em que só queremos ficar em casa... Mas as mãos do preparo devem ser bem selecionadas.
5- Capuccino da cafeteria do MAM em Salvador.
ps: Uma receita caseira e secreta num lugar muito agradável. Pra ninguém dizer que eu sou bairrista, ufanista e outras derivações. Rs.
Teria pelo menos mais umas três ou quatro sugestões... mas lista é lista.. Aguardarei as novas sugestões.

4 comentários:

  1. Listas! Listas! Adoro listas! Ainda mais aquelas com chocolate em pó e canela! Ganham a textura ideal...

    Doces Beijos

    Mocinho do Blog ao Lado

    ResponderExcluir
  2. Faltou um do starbucks...meu vicio entre tantos outros!!

    Bjuccino

    ResponderExcluir
  3. Capuccino italiano e tradicional, só na Italia mesmo. O creme que eles fazem com o leite beira a textura de chantily, coisa maravilhosa! Os daqui são ótimos... Mas não podemos esquecer que são adaptações inferiores...

    ResponderExcluir