Powered By Blogger

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gostei e to publicando:

De kindim para a AJA;


por Antonio Prata, Seção: Papéis avulsos 23:57:13.



Eu sou meio intelectual, meio de esquerda, por isso freqüento bares meio ruins. Não sei se você sabe, mas nós, meio intelectuais, meio de esquerda, nos julgamos a vanguarda do proletariado, há mais de cento e cinqüenta anos. (Deve ter alguma coisa de errado com uma vanguarda de mais de cento e cinqüenta anos, mas tudo bem).






No bar ruim que ando freqüentando ultimamente o proletariado atende por Betão – é o garçom, que cumprimento com um tapinha nas costas, acreditando resolver aí quinhentos anos de história.






Nós, meio intelectuais, meio de esquerda, adoramos ficar “amigos” do garçom, com quem falamos sobre futebol enquanto nossos amigos não chegam para falarmos de literatura.






– Ô Betão, traz mais uma pra a gente – eu digo, com os cotovelos apoiados na mesa bamba de lata, e me sinto parte dessa coisa linda que é o Brasil.






Nós, meio intelectuais, meio de esquerda, adoramos fazer parte dessa coisa linda que é o Brasil, por isso vamos a bares ruins, que têm mais a cara do Brasil que os bares bons, onde se serve petit gâteau e não tem frango à passarinho ou carne-de-sol com macaxeira, que são os pratos tradicionais da nossa cozinha. Se bem que nós, meio intelectuais, meio de esquerda, quando convidamos uma moça para sair pela primeira vez, atacamos mais de petit gâteau do que de frango à passarinho, porque a gente gosta do Brasil e tal, mas na hora do vamos ver uma europazinha bem que ajuda.






Nós, meio intelectuais, meio de esquerda, gostamos do Brasil, mas muito bem diagramado. Não é qualquer Brasil. Assim como não é qualquer bar ruim. Tem que ser um bar ruim autêntico, um boteco, com mesa de lata, copo americano e, se tiver porção de carne-de-sol, uma lágrima imediatamente desponta em nossos olhos, meio de canto, meio escondida. Quando um de nós, meio intelectual, meio de esquerda, descobre um novo bar ruim que nenhum outro meio intelectuais, meio de esquerda, freqüenta, não nos contemos: ligamos pra turma inteira de meio intelectuais, meio de esquerda e decretamos que aquele lá é o nosso novo bar ruim.






O problema é que aos poucos o bar ruim vai se tornando cult, vai sendo freqüentado por vários meio intelectuais, meio de esquerda e universitárias mais ou menos gostosas. Até que uma hora sai na Vejinha como ponto freqüentado por artistas, cineastas e universitários e, um belo dia, a gente chega no bar ruim e tá cheio de gente que não é nem meio intelectual nem meio de esquerda e foi lá para ver se tem mesmo artistas, cineastas e, principalmente, universitárias mais ou menos gostosas. Aí a gente diz: eu gostava disso aqui antes, quando só vinha a minha turma de meio intelectuais, meio de esquerda, as universitárias mais ou menos gostosas e uns velhos bêbados que jogavam dominó. Porque nós, meio intelectuais, meio de esquerda, adoramos dizer que freqüentávamos o bar antes de ele ficar famoso, íamos a tal praia antes de ela encher de gente, ouvíamos a banda antes de tocar na MTV. Nós gostamos dos pobres que estavam na praia antes, uns pobres que sabem subir em coqueiro e usam sandália de couro, isso a gente acha lindo, mas a gente detesta os pobres que chegam depois, de Chevette e chinelo Rider. Esse pobre não, a gente gosta do pobre autêntico, do Brasil autêntico. E a gente abomina a Vejinha, abomina mesmo, acima de tudo.






Os donos dos bares ruins que a gente freqüenta se dividem em dois tipos: os que entendem a gente e os que não entendem. Os que entendem percebem qual é a nossa, mantêm o bar autenticamente ruim, chamam uns primos do cunhado para tocar samba de roda toda sexta-feira, introduzem bolinho de bacalhau no cardápio e aumentam cinqüenta por cento o preço de tudo. (Eles sacam que nós, meio intelectuais, meio de esquerda, somos meio bem de vida e nos dispomos a pagar caro por aquilo que tem cara de barato). Os donos que não entendem qual é a nossa, diante da invasão, trocam as mesas de lata por umas de fórmica imitando mármore, azulejam a parede e põem um som estéreo tocando reggae. Aí eles se dão mal, porque a gente odeia isso, a gente gosta, como já disse algumas vezes, é daquela coisa autêntica, tão Brasil, tão raiz.






Não pense que é fácil ser meio intelectual, meio de esquerda em nosso país. A cada dia está mais difícil encontrar bares ruins do jeito que a gente gosta, os pobres estão todos de chinelos Rider e a Vejinha sempre alerta, pronta para encher nossos bares ruins de gente jovem e bonita e a difundir o petit gâteau pelos quatro cantos do globo. Para desespero dos meio intelectuais, meio de esquerda que, como eu, por questões ideológicas, preferem frango à passarinho e carne-de-sol com macaxeira (que é a mesma coisa que mandioca, mas é como se diz lá no Nordeste, e nós, meio intelectuais, meio de esquerda, achamos que o Nordeste é muito mais autêntico que o Sudeste e preferimos esse termo, macaxeira, que é bem mais assim Câmara Cascudo, saca?).






– Ô Betão, vê uma cachaça aqui pra mim. De Salinas quais que tem?










__._,_.___

Reflexões carnavalescas

Manu:

"Existirmos, a que será que se destina?"




Finalmente é carnaval!

Eber:
 
...Para viver Glórias descontínuas

"É só isso...."




Dito por alguns bêbados num bloco de carnaval carioca a 02 anos atrás. Isso explica tudo e nada!!!



JuNgLe
 
 
Georgia:
 
As virgens já tiveram varios natais mas nunca uma noite feliz!"

A lista da criadora oficial dos PS(s)

Ela é a criadora dos PS(s) que já se espalharam pelo mundo. Irmã de tanto tempo e com certeza pra sempre. Sempre compartilhamos tantas risadas e a sua em particular é contagiante. Adorei a sua lista claro e o melhor é saber que sempre estamos juntas, de perto ou de longe.

Por ela:

Cinco melhores lembranças de risadas das nossas viagens:



1. Marquinhos da Praia (ES);


2. D. Florinda no piscinão de Muriqui;


3. A cara da Noblat depois do nosso vexame no restaurante em Curitiba;


4. Dinho imitando o Neo do Matrix na praia em Arraial do Cabo;


5. Galdino morrendo de medo no barco em Trindade e colocando o colete rasgado.



os meus PS(s) desses momentos:
ps1: Marquinhos da praia da gloriosa viagem à Guarapari. Me lembro também de Junior: "se eu tivesse um audi teria varias doenças venereas... " ou ainda "Noblat pq? Ela fica sempre "No blah?"
ps2: a casa cheia quando chegamos em Muriqui e vazia depois da briga...
ps3: Noblat imitando Byoncé em plena Cabo Frio..
ps4: Dinho impressionado e dizendo "leke..."
ps5: Dinho pedindo pra ouvir o cd do Capital e eu chorando..rsrsrs

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A lista da minha amiga performática: Noblat

O que falar de Noblat? São tantos capitulos.. Ela é a propria dublê de Byoncé.. rsrsrs. E não há lugar que nao se possa fazer isso para ela.. rsrsrs... Ela é minha companheira de Coqueirão!!!!!!!
Ela é aquela que viaja pra Europa e nao conta pras amigas... Sò quando está lá!! Mesmo que tenhamos encontrado com ela uns dois dias antes da viagem...
Sempre alto-astral... Sempre com aquele abdomem sarado.. Sempre pronta a nos ensinar uma nova regra de etiqueta... Sempre viajando por rotas estrangeiras... e apreciando suas companhias..
 Adoro vc amiga!

naty, tentei enviar por comentário, mas não deu certo. então aí vai minha listinha!!!








Cinco coisas péssimas!!






1- Jogar lixo nas areias de Ipanema (minha praia preferida e mais frequentada)


2- Ser carioca e não conhecer a cidade maravilhosa!


3- Pedir informação e não ser informada


4- Substimar o que ou quem não se conhece. (-Essa é profunda e pra ser pensada!)


5- Não ir ao maraca lotado!!!










ahahahahahaha






me empolguei, quero fazer outra lista:






Coisas que não podemos deixar de comer:






1- chocolate


2- sorvete


3- bolo de chocolate


4- strogonof (é assim q se escreve?)


5- coxinha

A lista do Eber

Esta lista é do aniversariante mais famoso da AJA... Ele tem o poder de ter a data mais comemorada, celebrada e ainda some!! Que venha a sua lista Eber... O nosso voyeur de emails...

Querida Nath,








Esse negócio de fazer listas vai pode acabar despertando a fúria mercantil de um certo Rob Gordon, proprietário de uma loja de discos (championship vinyl), que vai cobrar seus direitos autorais sobre essa mania...Além disso, seu agente Nick Hornby também reinvindicará seu quinhão...

Cuidado!!!



Cinco situações marcantes que eu jurei que ia aparecer e não fui:



1º Comemoração do meu aniversário 2005 (não lembro o ano direito)

2º Comemoração do meu aniversário 2006 (não lembro o ano direito)

3º Aulas da graduação

4º Conferências extraordinárias e ordinárias da fálida AJA

5º Estréia dos C. Voadores


Meus PS(S):

ps1: Vc faria uma lista de 10 facil facil Eber...
ps2: Kd o Joao? outra homenagem...
ps3: kd o Bruno?
ps4: kd a Manuela?
ps5: Claudine de vez em quando nós vemos.. rsrsrs

Apresento a lista pitoresca de Kindim

5 refrigerantes vagabundos:



Moço sorridente. Fã de pornochanchadas. É o nosso anfitrião oficial de festas que acabam sendo particulares para a AJA em plena Avenida Atlântica. (o que é AJA? nao tente entender.. rsrsr). Já dividimos por-do-sol depois de nights em Copa. Já dividimos uma energia bizarra numa igreja numa gruta na Chapada Diamantina. Ele é um dos principais incentivadores do antigo projeto CV. (para os íntimos... )
Lembro de vc querido Kindim ao ouvir Cazuza. Adoro seus cachorrinhos...

Aí segue a vossa lista com seus comentários na íntegra:




1- Refrigerante Picolino - Tem gosto de rato molhado. O gás parece um peido deixado na garrafa.






2- Aruba cola - Bebi na chapada diamantina. Tem tanto açucar que podemos deixa-lo decantar e veremos os minúsculos grãos de açucar ao fundo da garrafa.
(IMAGEM NAO DISPONIVEL NEM NO GOOGLE _ MEDO!!!!!!!!)


3- Bacana Cola - O guaraná é muito bom. Custa aproximadamente R$1,45 o litrão. Mas o de uva é capaz de romper as paredes do estomago de tão ácido que é.




4- Simpsons Cola - A soda do Senhor Burns eu recomendo, mas evitem o refrigerante de cola com abacaxi, pois tem gosto de vomito podre.



5-São Geraldo caju - Refrigerante a base de caju, vendido na Paraíba. Tem gosto de água suja e é totalmente sem gás. Eu não recomendo.








______________________________________________________________________________






5 pontos mais bizarros de copacabana com os melhores horários para apreciação:






1- Pão de açúcar as 4 da manhã. Pode-se encontrar toda a fauna que mora em copacabana fazendo compras. Geralmente encontro com o André comprando mocotó ou com o 'Jesus loiro que corre na praia' comprando noz-moscada.


2- Show no Hortifruti com distribuição de petiscos e vinhos. No repertório, sucessos dos grupos placa luminosa, roupa nova e todas as outras bandas que fazem a pessoa ter vontade de comer frutas, tocadas em um sofisticado teclado Cássio de 1989.


3- Posto cinco as 6 da manhã. Local onde os velhos de copacabana jogam seu jogo de petecas ou praticam o já tradicional vovÔ - volei.


4- Corujinha após duas da manhã. Fim de noite mais baixo astral do mundo. Sujeito a aparição de travestis tarados e bebados choramingando.


5- Bar HTA da Prado (A gata da Prado) as 10 horas da manhã durante o happy hour das primas. Enquanto todos estão indo ao trabalho, os notívagos de Copa fazem o desfecho da noite anterior nesse belíssimo estabelecimento.


Meus PS(s):

ps1: Como eu nao experimentei esse refrigerante na Chapada? Até abria uma exceção à regra... rsrsrs
ps2: Acho que um dos lugares fantásticos ou bizarros de Copa tb é o Ponto do Açai no Leme com a mesma atendente há anos...
ps3: Pra quem nao sabe: André = amigo de Kindim e companheiro nosso,estudante lunático de geografia da UFF que possui um fusca vinho lindo da década de 70.
ps4: Será que existia o refri dos Simpsons com o rótulo do palhaço?
ps5: Por onde anda a Cherry Coke???





domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carrapato nao tem pai!!!!!!!

Segue a lista do querido Manu: companheiro de momentos antologicos: das idas a cachoeira do Horto, as praças públicas de Mar del Plata e os FlaXFlus no Maraca...

Meu frequentador de Santa Teresa favorito...

Suas listas:

"Mas vamos lá que eu me divirto fazendo essa porra:

CINCO LIVROS

Assim falou Zaratustra - Nietzsche
A vaca e o Hipogrifo - Mário Quintana
Pra não esquecer - Clarice Lispector
O estrangeiro - Albert Camus
A pragmática da comunicação humana - Paul Watzlawick

CINCO DOCUMENTÀRIOS

World at War (sobre a 2 Guerra Mundial, produzido pela BBC, em 1977, em vários episódios)

My Enemy ´s Enemy - diretor Kevin Macdonald (sobre Klaus Barbie, oficial nazista responsável pela morte de milhares de pessoas na 2 Guerra e que depois foi utilizado pela CIA, ajudando inclusive a promover golpes militares na Bolívia, têm no you tube, com o nome "Klaus Barbie - La Conexion Fascista").

Estamira - dir. Marcos Prado (sobre aquela doidona que é catadora de lixo em Gramacho)

Alô Alô Teresinha - dir. Nelson Hoineff (sobre Chacrinha, chacretes, artistas e calouros do programa do Chacrinha).

Edificio Master - dir. Eduardo Coutinho (sobre o tradicional balança mas nao cai de Copacabana)

Ilha das Flores NÃO!!!!!! É um saco.

CINCO FILMES SEM SER DOCUMENTÀRIO

O dia da besta (El dia de la bestia) dir: Alex de la iglesia (um filme que marcou uma geração de idiotas como eu)

Sete Gatinhos - dir: Neville D´Almeida (sem comentários)

Bonitinha mas ordinária ou Otto Lara Resende dir: Braz Chediak ( No Brasil todo mundo é Peixoto!)

Rio Babilônia - dir: Neville D´Almeida ( a decadência de uma cidade cada vez mais hipócrita, a cidade do choque de ordem - vizinha de Niterói)

Chuvas de Verão - dir: Cacá Diegues (um filme poético sem ser babaca)

E pra finalizar, CINCO MELHORES COXINHAS:

A coxinha da mulher que vende em frente ao Plaza Shopping em Niterói (que saudade)
A coxinha do Hobby lanches na Glória
A coxinha do buteco em frente ao bar das putas
A coxinha do bar das putas.
A coxinha da minha avó que já morreu." 

Meus PS (S):

Ps1: Nietzsche e esse livro também entram na minha lista dos 5 mais...
ps(s)2: Estamira naoooooo! rsrsrs.
PS(3): Ilha das Flores tb naooooo!
Ps(4) : Vc lembra de ter assistido Shrek 2 comigo? hehehe
ps(5): Minha coxinha favorita é da Perini, em Salvador. ainda bem que tá longe, pq estou avessa à frituras.. rsrsrs 

A lista do mocinho

Continuando a fase das listas.. Essa é a lista inclusive que me deu a idéia de começar a divulgar listas de queridos. Pois bem, o mocinho já era querido, desde os tempos de UFF e hoje, ainda mais presente, e ainda mais querido!


Vamos lá: (segundo palavras dele)


"Você viveu ontem parte da história do Flamengo e momentos como estes são absolutamente inesquecíveis!! Desde sua mensagem, fiz um exercício de memória, buscando meus mais marcantes momentos no palco sagrado do Maracanã e daí acabei  fazendo minha listinha de 10 mais. Jogos foram muitos e reduzir 23 anos de arquibancada a 10 míseros momentos  foi  uma tarefa ingrata. Mas vamos lá. Por ordem cronológica:


 1° Flamengo 4 x 1 Fluminense/Taça Guanabara de 1986 – O célebre Fla-Flu do “Zico Bichado”. Minha estréia no Maracanã... Diante das notícias de que Zico estava incapacitado para o futebol por conta de seu joelho e de que este poderia  ser o  último clássico de sua vida, eu perturbei tanto o juízo de meu avô que ele se convenceu de me levar ao jogo. Antes, carnaval da torcida tricolor, que não perdoou o momento do galinho, bradando aos berros o cruel grito de “Bichado!!”. começada a partida, um gol de Bebeto e três gols do Galinho. Ao final, só restou ironia à nação, que devolveu o grito de “Bichado!!” enlouquecidamente. Aos 7 aninhos de idade, melhor estréia impossível..
http://www.youtube.com/watch?v=frhaJ4iB1wQ


 2º Flamengo 1 x 0 Internacional/Final do Campeonato Brasileiro de 1987 – O dilúvio bíblico que caiu sobre o Rio de Janeiro não impediu que eu e meu avô assistíssemos ao tetra do mengão. Jogo amarrado, onde os gaúchos caçaram Zico, Bebeto e Renato Gaúcho o tempo inteiro, foi decidido em uma jogada que passou nos pés de quase toda a equipe até Andrade enfiar em profundidade pra Bebeto dividir com Taffarel e marcar o gol do título...
 http://www.youtube.com/watch?v=7ZrvtlDcegY


 3º Brasil 2 x 0 Argentina/Semifinal da Copa América de 1989 – Ídolos, eu tive e tenho muitos, mas heróis, eu tive apenas 2: Zico e Maradona... Em 1989, já havia visto muitas vezes o Galinho no Maracanã, mas Maradona, apenas pela televisão. Quando foi definido o confronto entre Brasil e Argentina pelas semifinais da Copa América 89, a única coisa que eu pensava era em assistir Don Diego ao vivo. Naquele momento, a seleção comandada pelos talentos de Bebeto e Romário estava em segundo plano e mesmo a Argentina não tendo um grande time, ver o Maradona carregar sua equipe nas costas foi um sonho. Como o de um garoto que ganhasse a chance de fazer um vôo com Super-Homem. Naquela noite Bebeto havia feito um gol de antologia, mas por mais lindo e importante que tenha sido, não teve grande importância para mim...
 http://www.youtube.com/watch?v=VbFGVjnwYYM&feature=related


 4 º Flamengo 2 x 0 Vasco/Campeonato Brasileiro de 1989 – Primeiro jogo de Bebeto, o antigo xodó da nação, contra o Flamengo. Transferência polêmica e traumática, pela primeira vez na história do futebol brasileiro um craque decidia jogar no maior rival de seu antigo clube por conta de uma melhor proposta financeira. Na época, foi um escândalo e o Flamengo foi para o jogo mordido, empurrado pela nação em fúria. Em campo, Bujica saía da vida para entrar na história...
 http://www.youtube.com/watch?v=55dwQSZsmoo


 5º Flamengo 2 x 0 Vasco/Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1992 – O Vasco chegava para a partida contra o Flamengo como franco favorito. Enquanto a portuguesada havia conseguido sua classificação com folga, o Flamengo chegava para o confronto aos trancos e barrancos, conseguindo sua classificação por conta de uma milagrosa combinação de resultados. No primeiro jogo, uma verdadeira batalha campal terminada em empate. No segundo e decisivo jogo, na hora do “vamos ver”, nosso maestro Junior não deixou pedra sobre pedra...
http://www.youtube.com/watch?v=Kv58HvC4uqU


 6º Flamengo 3 x 0 Botafogo/Final do Campeonato Brasileiro de 1992 – Depois de mandar a bacalhoada de volta pra Noruega, chegou a vez de encararmos o Botafogo, o time que havia e classificado em primeiro lugar na primeira fase. Mal acostumados e recalcados, a turma do chororô passou a semana inteira prometendo goleadas e esculachos. Começada a partida, em menos de 30 minutos o esquadrão rubro-negro já havia feito 3 gols, sacramentando o placar final e abrindo caminho para o penta... http://www.youtube.com/watch?v=ehTI0bPAgpE


 7º Flamengo 3 x 2 Botafogo/Final da Taça Guanabara de 1995 – Naquele ano Túlio Maravilha vivia seu auge e era o jogador do momento no Brasil. Cheio de promessas e fanfarronices, o folclórico atacante se esqueceu que do outro lado jogava um dos maiores craques da história do futebol. Com três gols, Romário calou o lado feio do Maraca e deu o título do primeiro turno ao Flamengo...
 http://www.youtube.com/watch?v=fgL72JwpR2U


 8º Flamengo 4 x 3 Palmeiras/Final da Copa Mercosul de 1999 – Uma final de campeonato com 7 gols é algo marcante e atípico. Quando nessa final seu time claramente inferior se supera e enfrenta e vence o atual campeão da Libertadores jogando de igual pra igual, esta final se torna um momento para se guardar eternamente na memória...
 http://www.youtube.com/watch?v=4lMZthfSd_I


 9º Flamengo 3 x 1 Vasco/Final do Campeonato Carioca de 2001 – Acho que o gol de falta do Pet na carece explicação, não é? Um dos maiores jogos em toda a história do futebol brasileiro...
 http://www.youtube.com/watch?v=Wggkya4V09w


10º Flamengo 2 x 1 Grêmio/Última rodada do Campeonato Brasileiro de> 2009 – O jogo do hexa!! Jogo nervoso, mal jogado, amarrado e emocionante. A minha maior emoção em um estádio de futebol. Depois de 17 anos engasgado, pudemos gritar “Hexacampeão!!”...
http://www.youtube.com/watch?v=0NCeg4Uxab8  "


Pois bem, os meus PS(S):


ps1: Maradona heroi mocinho? naooooooo! Só admiração pelo talento.
ps2: Estive em três dos seus top 10...
ps3: Chorei no Hexa!!!!!
ps4: na minha lista só entra sem ser Flamengo o ultimo jogo das eliminatorias da Copa de 2004 com aqueles golaços antológicos de Romário.
ps5: Nao vou divulgar qual mas um dos mais marcantes meu foi muito triste.. hunf...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Listas parte I: a menina do tapa na cara abstrato

Gosto de listas. Mesmo que elas não tenham grandes coerências. Mesmo que sejam demasiadamente subjetivas. Gosto de listas para conhecer coisas novas.
Gosto também dos meus amigos. E eles são tão diferentes!!!!!! Resolvi então, guardando de recordação e homenageando quem teve saco pra me mandar listas, divulgá-las por aqui...

Estas são algumas listas de Aline. Querida amiga da UFF. Compartilhou tantos momentos; tantos "chão, chão, chão"; tantas viagens; tantos rolos... Ela é a inventora do Jargão: O tapa na cara abstrato!!!!!!!! Nem foi tão citado como Milton Santos na Geografia mas foi rememorado num discurso de formatura.. hehehe

Suas listas seguem... Gostei delas...


Minhas 5 melhores trilhas no rio




1. Pedra da Gávea


2. Praias Selvagens (Barra de Guaratiba)


3. Açude do Camorim


4. Pedra da Cocanha


5. Não tenho. O resto, é resto






5 melhores lugares para viajar






1. Lençois Maranhenses


2. Bonito (Ainda não fui. Mas sei que ficará em 2º)


3. Machu Picchu


4. Chapada Diamantina


5. Chapada dos Veadeiros






5 melhores (ou maiores) porres (baseado em fotos, vídeos e fontes seguras)






1. Festa junina em Água Santa (o primeiro porre, mesmo sendo porre, a gente nunca esquece)


2. Meus porres no Fórum de Porto Alegre 2003, pincipalmente o do Malibu


3. Churras na Lúcia com madruga em Itaquatiara (Era essa praia, mesmo? Não lembro qual delas)


4. Trindade 2004


5. Alguns dos porres em umas das 567 festas na casa do Kindin






5 melhores receitas que já fiz






1. Pavê de bombom


2. Joelho


3. Torta salgada de frango


4. Peixe assado ao molho de camarão


5. Não lembro

 
Meus cinco  PS(s):
ps1: Carambaaaaaaa! Não estive em nenhuma dessas trilhas com vc! Como assim?
ps2: Sobre os lugares compartilhei as Chapadas, as dicas de Machu Picchu e estamos juntas rumo a Bonito!!!!!  Os lugares em comum também estão na minha lista...
ps3: Sobre os porres, compartilhei um deles.. e era essa praia sim depois da casa da Lúcia sim! sem maiores detalhes... rsrsrs.
ps4: O 5 da lista das receitas: suco de melanciaaaaaaa!
ps5: Um dos nossos rituais que curto muito: tirar fotos com as placas dos lugares que visitamos...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Minha carioquice (e de tantos... e de poucos... e de muitos...)

Em tempos reais de necessidade de reafirmação de identidade, minha carioquice foi elevada ao padrão máximo da vivência, superestimada e até hiperbólica!!! No entanto bastante vivida... Me abro a pieguice, a mesmice e a repetição pra declarar todo o meu amor por minha cidade, meu lar e meus espaços de vivência...

Assim, sem medo de me embriagar, divulgo aos ventos a marra elegante de ser carioca... rsrsrsrs.

 Ser carioca é, no verão, viver em estado permanente de paixão pelo sol, pelo mar, pela energia das ondas... Mesmo que você não esteja na praia...
È celebrar com orgulho o fato de morar numa cidade tão "tropicosmopolita" num país tão grande e de tantas outras cidades encantadoras...
É marcar o ponto de encontro na praia em frente ao coqueirão... é tomar mate de galão misturado com limão... É comer biscoito globo na praia ou no Maracanã...
É tornar um evento esportivo como um jogo de futebol numa grande festa internacional pela quantidade de gringos presentes...
É achar perfeitamente comum a diversidade de povos diferentes que estão circulando pela cidade...
É ver um global na rua e ignorar completamente e com naturalidade...
É ficar dividido entre curtir a cachoeira na serra dos parques da cidade ou a praia.. Ou os dois no mesmo dia...
É ver pessoas contratadas pra passear com vários cachorros...
É frequentar um bairro que possui três cinemas de rua num raio de menos de 1 km que estão sempre cheios...
È ficar em dúvida sobre o que é mais interessante: a exposição do MAM ou a vista que ele oferece...
É ver o pôr-do-sol no Arpoador quase as 20 horas e ficar mais um pouco na praia, tipo até as 22 pra dar um mergulho...
É ter a Lapa! A Lapa dos blocos, do samba,da diversidade, dos eventos exclusivos do verão... A Lapa que movimenta mais de 1 milhao de pessoas por fim de semana... Que nunca tem uma só atração como o grande eventos.. A Lapa de seus arcos...
É ir ao samba do trabalhador segunda-feira a tarde... E que fica lotadooooooooo!
É desbravar trilhas com vistas deslumbrantes da cidade...
É ser mais charmoso, mais vaidoso, mais admirado, mais holofotizado que qualquer outro lugar do Brasil...
(e mais insuportável tb...rsrsrs)
É ficar de mau-humor com dias nublados... ( já dizia Calcanhoto) é disputar territorio na praia com guarda-sol, cadeira, canga...
É tomar o melhor capuccino do mundo na confeitaria Colombo que funciona há mais de 100 anos..
É enfrentar fila na loja de sorvete de iogurte 0% de gordura..
É estar na correria do centro da cidade e entrar no CCBB tão tranquilo e fresquinho...
É ser folião no carnaval sem precisar da segregação do abadá...
É ter o festival de cinema mais bombado do país todos os anos...
É nascer na cidade de Chico Buarque.. é ser referência da moda...
É ver na etiqueta da roupa: Rio: preço menor   outros estados: preço maior.
É saber o roteiro das lojas off e ter um evento off a cada estação...
É cultivar hábitos esportivos na Lagoa...
Ir ao ensaio técnico das escolas de samba no sambodromo... ou um grande show como Roger Waters, Radiohead, Jack Johnson, Bob Dylan, Coldplay...
É ver o Rei comemorar 50 anos de carreira num show antologico no Maracanã.
Ter a oportunidade de ser provinciano por um dia sem grandes esforços e cultivando o charme: pegando a barca de 20 minutos até Niterói.
É morar na cidade mais visitada do hemisfério sul...
Ter a ginga malandra e sorrir com facilidade...
É falar alto na condução sem se preocupar...
É conviver com buracos, engarrafamentos, chuvas inesperadas.. mas no meio disso tudo poder desestressar com as vistas da cidade...
É nunca deixar de ter o que fazer como lazer sem precisar de pompa ou formalidades...
É ir tranquilamente a um shopping, ou restaurante ou sair a noite de havaianas..
É andar bronzeado.. é ver sempre um botequim lotado...
É exagerar no sotaque quando está sendo observado e ouvir um : "que bonitinho!"
É ver maes passeando de bicicleta com os filhos nos banquinhos...
É ver escolinhas de surf lotadas...
É começar a noite uma hora da manha e terminar ao amanhecer... (sem rotinas claro...)
Ter na cidade um bairro como a Urca que parece uma vila do interior ou a Rocinha que é a maior favela do mundo e tem universidade, lojas de fast food, tour turistico...
Dançar um "chão chão chão" só pra se divertir com os amigos..
É comprar biscoito globo também no engarrafamento!
Frequentar o Municipal aos domingos por 1 real.. ( tomara que volte assim!)
Ir a Maratona de cinema do Odeon toda primeira sexta do mês...
Ver um bairro bucólico e congelado no tempo pela fisionomia como Santa Teresa.. e andar de bondinho!
Ser a cidade da Bossa Nova... de Tom Jobim...
É ter coragem e pular de asa-delta!!!!( promessa pra esse ano!)
Frequentar os sebos da Praça Tiradentes ou a feira da Cinelândia..
Se maravilhar com o lustre do Cine-Odeon e assistir uma sessao de cinema que ainda toca os três sinais...
Tomar o sorvete de doce de leite com queijo do Mil frutas! Almoçar no Delirio Tropical..
Ir a Estudantina, ao Democraticos que é um baile de mais de 100 anos...
Curtir a Livraria da Travessa ou no Centro ou em Ipanema..
Ter zilhões de peças de Teatro pra escolher...
Ter o Reveillon mais famoso do mundo mesmo que vc nao fique na cidade...rsrsrs..
Ficar de bom-humor por morar na cidade mais bonita do mundo!( e saber disso mesmo sem conhecer todas)

Com lista ou sem lista... morrer de orgulho por ser carioca!