Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Correria. Protocolos. Pisca-pisca. Fila. Corre. anda. Trânsito. Tumulto. Corre. Anda mais. Compra. Gasta. Come. Panetone. Mercado. Peru. Fila do mercado. Monta. Bolas de enfeite. Repleto. Próspero. Guirlanda na porta. Anda. Telefone toca. Caixinha. Bebe. Fuma. Arrota. Dorme. Barulho. Propaganda. Vermelho. Verde. Branco. Amigo-oculto. Escolhe presente. Compra. Gasta. Cansa. Rabanada. Gordura. Caloria. Engorda. Vomita. Reza. Chora. Sonha. Deseja. Corre. Anda. Esqueceu. Shopping. Fila. Anda. Gasta. Compra. Ora. Nascimento. Morte. Reflete. Esquece. Ri. Liga. Escreve. Esquece de novo. Roupa nova. Carro novo. Gasta. Créditos. Dívidas. Confraternização. Sumidos. Aparecidos. Corre. Anda. Tempo passa. Voa. Fila. Cansa. Exausto. Sonha. Brinquedo. Criança. Lembrança. Esquecimento. Deus. Fogos de artifício. Roberto Carlos. Missa do Papa. Cantata. Jingo Bell. Ho Ho Ho. Cansa. Corre mais. Esquece. Deixa pra lá. Cerveja. Proseco. Cachaça. Coca. Light. Zero. Come. Engorda. Envaidece. Emagrece. Planeja. Enterra. Tristeza. Sorriso. Cartão. Carta. Mensagem. Email. Rena. Polo Norte. Neve. Chuva intensa. Enchente. Calor. Fila. Trânsito. Preço caro. Impaciência. Esperança. Rasga. Enfeita. Papel de presente. Vestido novo. Barba feita. Papai Noel. Corre. Come. Ri. Chora. Sonha. Deseja. Planeja. Acaba. E começa tudo de novo...
É Natal.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A bebida dos monges

Capuccino é o meu fetiche alimentar. Gosto de apreciá-lo com diversos sentidos, não só o paladar. O cheiro com sua peculiaridade aromática que é doce e intensa. A visão daquela fumaça pairando no ar pode me trazer o prazer de antemão assim como apontar a abstinência. E se esta for encontrada, logo deve ser resolvida!
Com o Capuccino descobri que gosto de experimentar o novo e compartilhar o que considero estimável. Aprecio intensamente encontrar um lugar novo que me ofereça a oportunidade de uma nova receita a ser degustada. No entanto, o "hábito-hobby" - assim o considero - me deixou com mania de critérios... Para o meu apreço, rigorosos e condicionais, mas para as preferências gerais da nação, rsrsrs, perfeitamente questionáveis.
A wikipédia me contou que o capuccino é uma bebida italiana que ao ser preparada é percentualmente calculada. Os ingredientes café, leite e leite vaporizado compõe um capuccino clássico e matemático. A origem do nome capuccino vem de "capuccio" que deriva de capuz (do latim cappa), numa alusão à cor dos trajes dos monges franciscanos que se assemelhavam com a cor da bebida à época. O chocolate em pó e a canela, ingredientes quase unânimes para a preparação de um capuccino no Brasil são de nosso batismo. Assim, a wikipédia também me contou que minha paixão é pelo híbrido e que minhas exigências assassinam a tradição italiana.
Como se escolhe um capuccino por Naty
Critério número 1: Tem que estar FER-VEN-DO de queimar a língua!!!! Fetiche masoquista mesmo..rsrs. Se o pedido for de um gelado, claro que a questão muda.
Critério número 2: Sempre lanço a pergunta indispensável para o início de qualquer diálogo em que pretendo tomar um capuccino e dependo de alguém para fazê-lo: "Moço(a) o capuccino é com café expresso ou de pozinho pronto?" Se for a primeira opção desistência na hora... Se for a segunda um sorriso exclamando contentação e alívio. Para mim, capuccino italiano tradicional com expresso não comprova minha fascinação. O que me complica um pouco as coisas em se tratando de variedade em cafeterias...
Gosto de exercitar esse ritual sozinha assim como dividi-lo com um livro, com um ambiente aconchegante, com uma tarde chuvosa, com uma música sincera, com uma pessoa de diálogos instigantes, num momento pós-abraço com um amigo, num momento "pré-sessão" de cinema...
Como a relação é profunda, duradoura e constante, resolvi criar a minha lista, a minha classificação dos meus melhores capuccinos provados:
1 - O melhor de todos: Capuccino da Confeitaria Colombo. Rio de Janeiro -Tem que ter creme e ser GRANDE!
ps: Comprovado como o melhor inclusive por outras regiões e nacionalidades... Sem italianos...
2 - Capuccino do Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro.
ps: Tomar um capuccino excelente num lugar agradável ao som de um piano com bossa nova ou música clássica é um evento lendário. Ainda mais se for em ótima companhia.
3- Capuccino do café da barca - Rio de Janeiro rumo a Niterói ou vice-versa.
ps: Para apreciar a vista da Baía de Guanabara com doçura. Barato e delicioso.
4 - Capuccino três corações instantâneo à venda nos supermercados.
ps: Perfeito naqueles dias em que só queremos ficar em casa... Mas as mãos do preparo devem ser bem selecionadas.
5- Capuccino da cafeteria do MAM em Salvador.
ps: Uma receita caseira e secreta num lugar muito agradável. Pra ninguém dizer que eu sou bairrista, ufanista e outras derivações. Rs.
Teria pelo menos mais umas três ou quatro sugestões... mas lista é lista.. Aguardarei as novas sugestões.